Apresenta uma metodologia prática para elaboração do projeto de planejamento estratégico para organizações públicas, governos, empresas privadas, organizações não governamentais e outras instituições.
As premissas, o conceito e a metodologia ou roteiro para projeto estão direcionados para revitalizar as atividades e serviços públicos ou os negócios privados existentes e também para criar um novo empreendimento, serviço ou produto.
O planejamento estratégico da organização é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organização. Também pode ser chamado de Plano de Negócio. É um relevante instrumento para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir com o sucesso e a inteligência das organizações.
A obra descreve fases, subfases e produtos, detalhando de forma objetiva a visão moderna e a aplicação prática de um guia para planejamento estratégico das organizações, com exemplos vivenciados para facilitar a elaboração do projeto.
A metodologia proposta especifica as fases: análises organizacionais; diretrizes organizacionais; estratégias organizacionais; e controles organizacionais e gestão do planejamento. Além dessas fases, também apresenta os conceitos e premissas de administração estratégica; pensamento estratégico; informação e conhecimento; funções organizacionais públicas ou privadas; alinhamento estratégico; empreendedorismo; liderança; inovação; gestão de projetos; inteligência organizacional; gestão pública ou privada; planejamento pessoal, familiar e profissional.
Na segunda edição foi adicionado o Capítulo Implantação e Execução do Planejamento Estratégico Público ou Privado, pois essa atividade tem sido a mais desafiadora após a elaboração desse projeto, que se transforma em um processo organizacional contínuo.
Na terceira edição foi adicionado o Capítulo Planejamento Estratégico Público ou Privado por meio do Balanced Scorecard (BSC) com suas perceptivas adaptadas à realidade da organização pública ou privada.
É transcrita nesta obra grande parte da experiência do autor em projetos de planejamento estratégico adquirida em pesquisas acadêmicas, em sala de aula e em trabalhos de assessorias em organizações de diferentes segmentos públicos e privados.
Livro-texto para as disciplinas dos cursos sequenciais, de graduação e pós-gradua
Código: |
51453 |
EAN: |
9788522498598 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
8,90 |
Especificação |
Autor |
Denis Alcides Rezende |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
3 |