Este livro é resultado de uma pesquisa de Mestrado, realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tal pesquisa teve por fundamentação teórica a Análise do Discurso (AD). As contribuições de autores e estudiosos da AD foram essenciais, especialmente de Michel Pêcheux, Eni P. Orlandi e Michel Foucault. Grande parte dos textos analisa os enunciados dos sujeitos envolvidos com a Educação Inclusiva e a legislação que assegura essa modalidade de ensino. A memória discursiva sustenta cada enunciado, torna possível todo dizer, que retorna sob a forma do pré-construído. Esse processo é possível por meio das condições de produção, na qual se leva em conta os sujeitos e a sua exterioridade. Assim, cada dito, ou cada apagamento nos dizeres sobre Educação Inclusiva só é possível a partir de uma memória que permite cada dizer. Todo discurso se constitui a partir de uma memória discursiva e do esquecimento de outro discurso. Todo o processo de mudança de paradigma resulta em transformações nos dizeres, a escolha do léxico não é individual, mas faz parte de um processo no qual o sujeito está assujeitado a uma formação ideológica e por meio do interdiscurso movimenta os enunciados próprios de determinado discurso. A Educação Inclusiva é crivada por vários discursos, tais como: o clássico, o medieval e o religioso. Atualmente é marcada pelo discurso jurídico que estabelece a função de espelho para os sujeitos inerentes a este processo de inclusão escolar.
Código: |
26074 |
EAN: |
9788544414101 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
Stela de Jesus |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |