Para falar de crise de paradigmas e educação optamos por iniciar este livro pelo mapeamento dessa crise, promovida pelas ciências, que se dissipou nos mais diversos campos do conhecimento. No segundo capitulo retomamos a noções de velhos paradigmas para elaborar indicativos para uma nova antropologia. Temos o entendimento que processos educativos acontecem, intencionalmente ou não, fundamentados em visões de mundo e concepção antropológica. Nessa perspectiva ousamos falar, no terceiro capítulo, em educação enquanto movimento de reorganização permanente do conhecimento, de indivíduos e da espécie humana. Por fim apresentamos o capítulo “sob o paradigma do brinquedo”, que se poderia chamar de uma antropobiologia do brinquedo, inteligência da corporeidade ou corporeidade da inteligência, em que a temática se desenvolverá numa espiral transdisciplinar, sob a qual brincar é, em geral, participar do movimento do Universo e, em particular, do andar da vida. Anexos: 1.Brincadeira faz o cérebro da criança crescer – um mapeamento das relações da criança conforme sua idade. 2. Glossário da complexidade – principais termos utilizados no livro que envolvem a compreensão da Teoria da Complexidade na obra de Edgar Morin.
Código: |
27523 |
EAN: |
9788562480027 |
Peso (kg): |
0,324 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
15,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
André Péricles; Baggio Sremba |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |