• O conceito sartreano de autonomia e a prática pedagógica de Paulo Freire

Este livro apresenta o conceito de autonomia a partir da teoria sobre a liberdade de Jean-Paul Sartre e, em seguida, a prática pedagógica é analisada a partir dos princípios e dos saberes necessários à prática educativa, propostos por Paulo Freire na pedagogia libertadora, à luz do conceito sartreano de autonomia. Apresenta as condições a priori para o exercício da autonomia e as relações que o ser humano estabelece na sua existência – o que possibilita a aprendizagem e as vivências das ações autônomas. Esta situação comportamental de liberdade e autonomia é vivenciada ao mesmo tempo pelos indivíduos e tem várias implicações. Por isso, num segundo momento, a autonomia é contextualizada na perspectiva do Outro que se encontra na mesma situação de autonomia, ou seja, no âmbito das relações humanas. Para aplicar os conceitos expressos, a autonomia é analisada na instituição educacional e, posteriormente, a análise é centrada especificamente na prática pedagógica, mostrando como esta contribui para o desenvolvimento da autonomia

Código: 25021
EAN: 9788544436318
Peso (kg): 0,320
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,15
Especificação
Autor Achille Mbembe
Editora EDITORA CRV
Ano Edição 2019
Número Edição 1

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O conceito sartreano de autonomia e a prática pedagógica de Paulo Freire

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$63,43