A obra “O ensino da contabilidade com enfoque na afetividade” derivou da preocupação que carrego durante a minha vida acadêmica desde estudante, e atualmente como docente, de que o ensino da contabilidade, assim como em outras áreas, é tecnicista e forma profissionais carentes de sentimentos como autoconfiança e outros. Essa responsabilidade recai sobre o modo como professores ministram suas aulas. O resultado da atividade docente deve possibilitar ao aluno aflorar sensações e sentimentos quando este assiste a uma aula e se exercita com as atividades. Nessa ocasião, é vivenciada a afetividade na aprendizagem. Desse modo, a ação do professor em cada momento de ensino favorece sensações e sentimentos no aluno, que podem ser trabalhados pelo docente quando aplica a experiência vicária, que é fonte de informação de eficácia pessoal a ser restaurada no aluno para melhor desempenho e autoconfiança. Com esta temática, tive a oportunidade de realizar a pesquisa de Doutorado em Informática aplicada na Educação, na renomada Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Estudo esse efetuado na área de computação afetiva, que comunga aspectos neurocientíficos, cognitivos, didáticos, pedagógicos, tecnológicos e de gestão, para atendimento de demanda na formação de professores, com foco no ensino da Contabilidade a distância ou presencial. Neste trabalho, é apresentada estratégia de aprendizagem com suporte na Teoria da Autoeficácia, indicando ser essa aplicação positiva para a formação de contadores ou futuros docentes na área.
Código: |
29140 |
EAN: |
9788544432815 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Maria Eugenia Rodrigues Araujo |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |