O PROFESSOR INICIANTE NA PROFISSÃO DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO NA AMAZÔNIA evidencia os desafios enfrentados por quem está iniciando os passos na docência em escolas do campo. O objetivo da obra é enunciar e discutir acerca desta temática, destacando a necessidade dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas reconhecerem e analisarem as especificidades da escola do campo no Brasil e os desafios a serem enfrentados pelos professores iniciantes. A obra problematiza a atuação do professor iniciante e os desafios enfrentados pelos novatos nas escolas do campo na região amazônica. Elucida que a opção pelo exercício profissional em contexto rural envolve dificuldades geográficas, de transporte, de infraestrutura, problemas com a merenda escolar, classes multisseriadas, professores com baixa qualificação para o trabalho, poucos funcionários na escola, ausência de alojamento para os professores, entre outros condicionantes. Tais fatores demonstram a importância da ampliação de estudos que desvelem a realidade do fazer docente do iniciante na escola do campo. De forma crítica a obra destaca ainda a necessidade de uma efetiva política pública de valorização dos professores novatos, que reconheça as especificidades inerentes ao contexto de atuação ocupacional e busque atender às demandas de formação e de apoio profissional.
Código: |
30467 |
EAN: |
9786525101712 |
Peso (kg): |
0,370 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,20 |
Especificação |
Autor |
Patrícia Mascarenhas dos Santos |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |