A finalidade desta obra é apresentar técnicas inerentes à gestão das organizações não governamentais e outros tipos de organizações sociais, sem fins lucrativos, que compõem o Terceiro Setor, em uma abordagem da realidade brasileira. É proposto um roteiro para criar uma organização voltada ao desenvolvimento de atividades de interesse público, com seus trâmites legais e burocráticos. Tais aspectos, na forma em que são apresentados nesta obra, ganham importância em face do rápido crescimento do número de organizações do Terceiro Setor no contexto nacional.
Procura analisar, ainda, os tipos de empresas que compõem o Segundo Setor, em termos de estratégias e projetos sociais, e que têm atuação relevante tanto diretamente nas comunidades, como por meio de parcerias com organizações do Terceiro Setor, em busca da necessária complementação da atuação governamental (Primeiro Setor).
Como forma de ilustração, o autor indica com comentários, em apêndice, filmes que sintetizam a importância das estratégias de atuação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Os enredos das películas sugeridas fazem uma analogia com a capacidade das pessoas de se unirem em equipe, como uma força de trabalho coesa, para tomar decisões e solucionar problemas nas organizações. São conceitos de gestão, baseados em enredos de filmes, reais ou fictícios, que podem fazer parte de programas de treinamento de profissionais que militam em organizações sociais do Terceiro Setor. O leitor, adotando-os como referência, pode descortinar um universo de filmes sobre os mais variados temas relacionados ao mundo corporativo e, principalmente, às organizações não governamentais.
Dado seu enfoque estratégico na aplicação das questões relacionadas às organizações não governamentais sem fins lucrativos, o livro é de relevante importância para empresários, executivos e profissionais no exercício de funções gerenciais. Leitura complementar para as disciplinas Organizações Não Governamentais, Terceiro Setor, Organizações Sociais, Fundações e Organizações Sem Fins Lucrativos, Responsabilidade Social Corporativa, Ética Empresarial,
Teoria Geral de Administração e Estratégias Empresariais dos cursos de Administração, Engenharia, Economia, Direito, Ciências Contábeis e outros cursos da área de Humanas.
Código: |
51150 |
EAN: |
9788522473748 |
Peso (kg): |
0,600 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
17,10 |
Especificação |
Autor |
Takeshy Tachizawa |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2012 |
Número Edição |
5 |