Este livro apresenta questões polêmicas e centrais das práticas escolares na atualidade. A produção das desigualdades de gênero é decorrente de processos sociais mais amplos que designam as posições dos sujeitos no que diz respeito ao seu corpo, à sua sexualidade, raça, classe social, religião, etc. Em vista disso, questiona: quais as representações sociais de docentes a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, são realizadas entrevistas com os/as docentes e um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico mediante o processo de tomada de consciência que envolve a explicação e justificativa dos sujeitos sobre o seu conceito com base em outras perspectivas. Tomou-se como fonte de dados as falas dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re)construção” do conhecimento do ponto de vista ético, bem como um instrumento privilegiado para a realização de investigações sobre a escola e a prática docente por meio de problematizações. Os resultados apontaram a ocorrência de um movimento contínuo de opiniões e conceitos de gênero por parte dos/as professores/as durante o processo de intervenção pedagógica. Esse movimento favoreceu a abertura a outras representações possíveis deste tema. A intervenção pedagógica, sugerida por seus resultados, demonstra a relevância de outros estudos e pesquisas educacionais assim direcionados.
Código: |
26632 |
EAN: |
9788544406700 |
Peso (kg): |
0,190 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Fabiane Freire França |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |