Sabemos da dor imensa que é ver dimensões fundamentais da nossa saúde serem menosprezadas, no momento confuso e tenso da crise da doença, por profissionais que nos tratam com a atenção focada apenas no órgão de nosso corpo considerado avariado como se fossem apenas mecânicos de gente. Por causa dessa dor, investir e estudar novos caminhos para a formação profissional em saúde é urgente e importante. A construção de novos formatos para o ensino em saúde não pode depender apenas da formulação de propostas pelos grandes estudiosos do campo ou pelas lideranças institucionais. É preciso ouvir as insatisfações, as reflexões e os sonhos dos estudantes e professores que vêm cotidianamente tentando driblar as dificuldades e construir iniciativas de superação Há na universidade brasileira um movimento antigo de busca de novas formas de ensino que vêm experimentando e difundindo um significativo saber de reorientação do aprendizado. Para um conjunto considerável de estudantes mais comprometidos com a transformação social, estruturou-se um currículo informal que, ao mesmo tempo, critica o modelo dominante de ensino como também aponta caminhos, já testados e aperfeiçoados na atual estrutura universitária, para uma reforma mais ampla. É preciso escutar este movimento. Este livro procura trazer à tona esse saber crítico e propositivo mediante histórias sobre vivências no cotidiano acadêmico que marcaram, de modo negativo ou positivo, a formação de estudantes e ex-estudantes, representantes dessa parcela dinâmica da universidade brasileira. São histórias carregadas de emoção, perplexidade e sonho que denunciam o velho e anunciam o novo.

Código: 48984
EAN: 9788584040643
Peso (kg): 0,388
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,50
Especificação
Autor Eymard Mourão Vasconcelos
Editora HUCITEC EDITORA
Ano Edição 2006
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Perplexidade na universidade: Vivência nos cursos de saúde

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$66,00