A obra Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos reúne quinze trabalhos de pesquisadores dedicados à reflexão e à sistematização da prática científica no campo dos estudos organizacionais.
Distantes da pretensão de dominação e manipulação dos objetos, os trabalhos admitem o conhecimento científico como autoconhecimento, como processo de reformulação de crenças, e identificam-se com o fato de que a abertura à experiência do saber modifica e constrói o próprio pesquisador.
Resultado de cinco anos de planejamento, organização, autorreflexão e interação com os autores, esta publicação nasceu do interesse no debate epistemológico e metodológico no campo organizacional.
Situado entre a retomada de textos publicados e a necessidade de prosseguir com textos inéditos, a construção do livro foi acompanhada pela criação lenta e tácita de uma visão qualitativa integrada.
Os debates nas sessões de pesquisa dos encontros científicos, nos últimos anos, permitiram, por meio da discussão e da aproximação entre as pessoas, o surgimento da identificação e do entendimento comum entre os autores acerca do objeto do livro: a visão qualitativa nos estudos organizacionais.
A concepção das estratégias e métodos de pesquisa propostos na obra indica que compreender fenômenos organizacionais exige práticas que conduzam a construção de um conhecimento intersubjetivo e compreensivo.
Portanto, os capítulos tendem a indicar caminhos para examinar as produções significativas dos próprios sujeitos - discursos, relatos, imagens, representações - geradas e construídas por atores, de forma dialógica, revelando experiências vivenciadas em seus próprios contextos sociais e históricos.
Destinada a pesquisadores e estudantes que começam a perceber modificações em seus pressupostos durante a realização de pesquisa, questionando suas certezas prévias e produzindo novas concepções, a obra Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais introduz a incerteza da compreensão e da interpretação no interior das estratégias e métodos de pesquisa analisados.
A intenção dos autores é compartilhar experiências metodológicas de forma sistematizada, mas sem a ilusão de prescrever, uma vez que a criação de práticas de pesquisa é protagonizada pela própria comunidade científica, constituindo a pluralidade metodológica e incentivando o debate epistemológico.

Código: 19795
EAN: 9788502102439
Peso (kg): 0,714
Altura (cm): 24,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 2,50
Especificação
Autor Maurício Janaina; Oliveira
Editora SARAIVAUNI
Número Edição 2

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$213,00