A pergunta que originou o título desta obra está direcionada a um público específico: professor/a do magistério superior. Ou seja, “Por onde caminha a docência universitária?” é uma questão a ser respondida não somente pelas autoras, mas pelo coletivo profissional docente, no intuito de clarear o caminho, as ferramentas teóricas e práticas utilizadas para a realização desse ofício. Trata-se, por isso, de orientar a formação docente para iniciantes dessa área de atuação profissional, daí seu caráter abrangente, porém introdutório. O objetivo é contribuir com algumas reflexões, no intuito de mostrar o campo da docência como uma profissão que ocupa uma posição importante na sociedade. Em linhas gerais, desde Comenius até os contemporâneos, as autoras mostram a evolução da didática, suas tendências ao longo da história. Mostram o caminho da docência, seus fundamentos desde a pedagogia tradicional até as modernas e pós-modernas. Particularmente no ensino superior, entendem que a Didática ocupa um lugar de destaque na prática pedagógica universitária – o lugar do diálogo mediador entre o estudante universitário e os conhecimentos científicos de sua formação profissional. As autoras concebem a docência universitária como uma profissão e não como qualquer trabalho, muito embora ela se reverta em amadorismo, fato esse acomodado na própria legislação brasileira. Mas registram algumas tendências de formação docente para além dos modelos tradicionais, tecnicistas e progressistas. Esse é um caminho promissor que tem a pesquisa como carro-chefe dos cursos de formação docente. Os temas Planejamento, Metodologia e Avaliação perpassam os diferentes níveis: nacional, estadual, municipal e local/institucional, necessitando de uma articulação coerente entre estes.
Código: |
29634 |
EAN: |
9788544424353 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Maria Antônia Vidal Izabel Alcina; Ferreira Evangelista |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |