As instituições de pesquisas, com o objetivo de despertar nos jovens de educação básica o interesse pelas ciências, investem em Programas de pré-iniciação cientifica, que são desenvolvidos pedagogicamente pela metodologia de projetos, que é uma metodologia ativa, com base em teorias construtivistas. Este livro descreve um estudo de caso qualitativo, cujo objetivo foi estudar as contribuições educacionais e sociais do “Programa Jovens Talentos para a Ciência/FAPERJ” na cidade de Miracema. Já participaram do Programa 137 estudantes, dos quais 95% ingressou no nível superior. Durante esse período foram desenvolvidos 93 projetos que abordavam a realidade histórica, literária, social, ambiental e/ou de saúde da cidade. O programa contribuiu para a vida pessoal, intelectual e profissional dos estudantes. Acreditamos que o sucesso do programa em Miracema se deve ao fato de os projetos estarem diretamente relacionados à realidade dos estudantes. As práticas construtivistas favorecem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, da autonomia e na tomada de decisão. Transformar a realidade em que está inserido é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a formação do cidadão crítico e autônomo.
| Código: |
67238 |
| EAN: |
9786558681069 |
| Peso (kg): |
0,430 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
2,40 |
| Especificação |
| Autor |
Valéria Paulo; Trajano Sandra Maria Gomes de; Azevedo Azevedo |
| Editora |
EDITORA CRV |
| Ano Edição |
2020 |
| Número Edição |
1 |