Neste livro se discutem o conceito e o conteúdo da Responsabilidade Social, com foco principal nas empresas. Seu objetivo é servir de orientação para estudantes e profissionais com a expectativa de contribuir no debate sobre o tema e incentivar a realização de novos estudos e pesquisas que fortaleçam essa ideia de aumentar o vínculo e a responsabilidade das organizações com a sociedade. É inegável que atualmente a Responsabilidade Social vem se consolidando como uma ferramenta importante de gestão, pois fica cada vez mais claro que não se constitui num modismo passageiro, mas num novo paradigma da relação das organizações com a sociedade.A obra aborda a origem e a evolução do conceito, as questões básicas relacionadas como a cidadania corporativa e a licença social. Discute a dimensão de análise baseada no enfoque dos stakeholders, as vantagens da adoção da Responsabilidade Social e a sua repercussão na imagem e reputação corporativa. Analisa o contrato moral resultante, introduzindo a discussão de questões éticas e culturais. Entre outros temas abordados está a relação da Responsabilidade Social com as ONGs. O significado e a importância do Pacto Global da ONU. Destaca a importância da nova norma social - a ISO 26000 - e as demais ferramentas normativas utilizadas. Apresenta uma discussão sobre o papel das Políticas Públicas e seu envolvimento com o tema. Finalmente se sugere um processo de implantação de Gestão da Responsabilidade Social que pode ser aplicado, inclusive, em pequenas empresas.O livro procura destacar o significado da Responsabilidade Social, incluindo-a entre as grandes ideias surgidas na segunda metade do século passado e consolidadas neste. Embora, aparentemente, seus objetivos mais profundos sejam difíceis de alcançar, principalmente a concretização dos valores associados, como justiça social, transparência, ética, equidade social, entre outros, houve a preocupação de destacar que sonhos, de um modo geral, se tornam realidade quando os compartilhamos, e assim construímos novas realidades. Nesse sentido esta publicação é dirigida particularmente àqueles que não perderam a capacidade de se indignar, e procuram mudar as coisas que julgam incorretas ou inadequadas.Livro-texto com utilidade em várias disciplinas dos cursos de administração, pois o tema é transversal e pode ser abordado em ética e cidadania, em teoria da administração, em gestão estratégica, em sociologia das organizações, em sustentabilidade, entre outras. Como é um livro de fácil leitura, mas com preocupação de remeter a fontes e com a preocupação de atender às exigências acadêmicas de elaboração de texto, pode ser utilizado tanto nos cursos de graduação quanto nos de pós-graduação, bem como por aqueles que trabalham em empresas e desejam se aprofundar num tema que se tornará cada vez mais preocupação dos  gestores.?

Código: 51654
EAN: 9788522467532
Peso (kg): 0,445
Altura (cm): 24,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 10,40
Especificação
Autor Reinaldo Dias
Editora ATLAS
Ano Edição 2012
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Responsabilidade Social: Fundamentos E Gestão

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$87,00