Este livro vem dar uma contribuição fundamental no campo da educação científica, abordando a formação do professor de Química. A partir do estudo das trajetórias de 5 professoras e 6 professores de Química, egressos do curso de licenciatura em Química, do Instituto de Química da UNESP de Araraquara, as autoras nos dão retratos sociológicos desses professores e professoras, construídos pelas narrativas de vida escolar, acadêmica e profissional de cada um. As autoras buscaram explorar questões fundamentais envolvidas na formação e desenvolvimento profissional docente, como as marcas deixadas pela vivência no período da formação inicial e de experiências de formação continuada, as relações entre as condições de vida de cada um e seu trabalho como docente. Adotando uma perspectiva sociológica, as autoras têm como referencial teórico e metodológico o trabalho de Bernard Lahire, que nos apresenta uma sociologia em escala individual. Sem negar a interação entre o indivíduo e a sociedade, Lahire busca conhecer as especificidades da realidade individual, uma vez que, segundo ele, é no plano individual que o social se manifesta de maneira mais plural e complexa. Não se trata, entretanto, como destacam as autoras, de evidenciar exceções, mas sim, de apreender a singularidade de cada indivíduo, de maneira que se possa compreender o social incorporado por esse indivíduo. Para tal, as narrativas das histórias de vida que os professores e professoras apresentam são analisadas e interpretadas a partir de um esquema metodológico desenvolvido pelas autoras, baseado nas ideias de Lahire, para a construção de retratos sociológicos dos docentes.
Código: |
172716 |
EAN: |
9786555630176 |
Peso (kg): |
0,436 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Especificação |
Autor |
Gabriela Rafaela Valero da; Agostini Luciana; Silva Massi |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |