• Sociologia do jornalismo

Neste estudo sobre o jornalismo, o autor não defende uma tese, nem recolhe testemunhos de profissionais, mas propõe uma exploração das práticas jornalísticas. Propositalmente, fala de jornalismos, no plural, e utiliza os termos “rede” ou “interdependência” para dar conta de uma cartografia social em que se articulam as hierarquias próprias ao jornalismo e às empresas de comunicação, além das relações com as fontes, com os poderes sociais e com os públicos. Somente à custa de investigações sobre a história do jornalismo, a morfologia da profissão e as rotinas cotidianas do trabalho jornalístico é que pode tornar-se possível a abordagem de questões essenciais relativas aos “poderes” da profissão, seu papel político, seu futuro.

Após uma genealogia da profissão e um relatório de inspeção, a análise se fixa sobre os jornalistas no trabalho, procurando decompor a rede das interdependências cotidianas, detendo-se no produto final de sua atividade: um escrito (textos, palavras, imagens). Por fim, o autor examina as questões ligadas ao “poder’ dos jornalistas e às evoluções da profissão.

Além das fontes sociológicas francesa, inglesa e americana, este livro contém um texto de Manoel Marcos Guimarães sobre “Sociologia do jornalismo: o caso Brasil”.

Código: 65091
EAN: 9788515030620
Peso (kg): 0,175
Altura (cm): 12,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 1,40
Especificação
Autor Erik Neveu
Editora EDIÇÕES LOYOLA
Ano Edição 2006
Número Edição 1

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Sociologia do jornalismo

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$31,00