• Teoria decolonial e ensino religioso: Reflexões sobre questões curriculares

A Teoria Decolonial se contrapõe ao processo de colonização imposto ao mundo pelo Eurocentrismo, que persiste e progride por meio de um intrincado mecanismo de continuidade-mudança, denominado Colonialidade. Ela busca destacar epistemologias historicamente subalternizadas e oferecer/incentivar formas de pensamento que se insurgem frente a essa lógica eurocêntrica dominante. Trata-se de uma formulação teórica que surgiu na América Latina a partir dos anos 1990, especialmente por intermédio de autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Enrique Dussel, Nelson Maldonado-Torres e Catherine Walsh, que propõe uma leitura crítica frente aos modos eurocentrados de produção e validação de conhecimento. A Teoria Decolonial aponta a persistência da Colonialidade — padrão que vai além do aspecto econômico: demarca formas de poder, modos de saber e de ser que sobrevivem ao fim do colonialismo formal e continuam a organizar as relações sociais, políticas, culturais e epistêmicas. Nesta obra, que analisa as relações entre Teoria Decolonial e educação formal, busca-se refletir possíveis contribuições desta perspectiva teórica para analisar os conhecimentos selecionados e legitimados nos currículos escolares oficiais, a partir da análise do caso específico da disciplina de Ensino Religioso em contexto Amazônico.

Código: 232612
EAN: 9786525177878
Peso (kg): 0,292
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,80
Especificação
Autor Joelma Ferreira Franzini
Editora EDITORA CRV
Ano Edição 2025
Número Edição 1

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Teoria decolonial e ensino religioso: Reflexões sobre questões curriculares

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$46,90