Partindo de situações verdadeiras de comunicação, a obra explora os mais variados gêneros que circulam socialmente: a carta aberta, a carta de leitor, o e-mail, o comentário e o tutorial da Internet, o cartaz, o texto teatral, a notícia, a reportagem, o editorial, o texto de divulgação científica, o resumo, o manifesto, a crítica, a crônica, o conto, o roteiro de cinema, o texto publicitário, o relato, o artigo de opinião, o abaixo-assinado, o texto dissertativo-argumentativo, etc. Esta edição, além de tratar dos gêneros escritos, abre espaço também para os gêneros orais públicos, como o debate regrado, a entrevista, o seminário, a mesa-redonda, etc. O trabalho com diferentes gêneros é organizado em torno de temas atuais e instigantes e, como parte essencial da proposta, a obra, ao final de cada unidade, estimula o desenvolvimento de projetos. Nessa atividade, os gêneros e temas trabalhados ao longo das unidades são retomados e ampliados com vistas à produção de um livro de crônicas, de poemas, de contos, de uma revista, de um jornal escrito ou falado, assegurando a participação do conjunto dos alunos, canalizando seu espírito de participação, de troca, de interação social, e permitindo, assim, a retomada e o aprofundamento das diversas modalidades de textos. Essa abordagem, além de ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, tornando-os bons leitores e produtores de todos os tipos de texto, orais e escritos, contribui para enriquecer sua compreensão da realidade, apontando-lhes formas concretas de participação social.