Trilogia Brasil reúne três romances de Antônio Torres: Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, numa reunião de histórias de desenraizamento, afeto e encontro.
Em comemoração aos 50 anos de sua obra literária, Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras, reúne em Trilogia Brasil as obras que contam etapas diferentes da vida de um retirante, com décadas de distância, e que aqui completam o seu curso.
Essa terra (1976) é um dos romances mais marcantes da literatura brasileira contemporânea. A história se inicia com o relato da lembrança de Totonhim sobre o retorno do irmão ao Junco, uma pequena cidade do interior da Bahia onde moravam. O irmão havia fugido para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Depois muitos anos de fracasso na cidade grande, decide voltar sua cidade de origem, no interior do sertão nordestino. Lá chegando, desilude-se com tudo que encontra e reencontra e acaba se enforcando no gancho de uma rede. O suicídio do irmão mais velho gera impacto em Totonhim e em toda a sua família. Essa terra, primeira obra da trilogia, é também sucesso no exterior, com traduções na França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Israel e Cuba. Por décadas, manteve intactos seu vigor e frescor iniciais, conquistando lugar de destaque na cultura brasileira.
Vinte anos após ter partido para São Paulo, Totonhim, em O cachorro e o lobo (1997), refaz a viagem em sentido inverso: regressa ao Junco, numa visita relâmpago ao pai que acaba de completar 80 anos. É o mesmo pai que deixou vinte anos antes, mas mais sereno, talvez, e mais solitário. Nas três etapas de um dia que segue o trajeto do sol – manhã, tarde, noite –, o narrador tenta recuperar a posse de um lugar onde estão suas raízes. Um lugar onde histórias se confundem, ritmadas por músicas e melodias antigas.
Cerca de uma década mais tarde, em Pelo fundo da agulha (2006), Totonhim está sozinho no mundo. Aposentou-se, separou-se da mulher e dos filhos, perdeu o melhor amigo e faz uma outra viagem de volta – totalmente interior. Embalado pela imagem da mãe velhinha, mas ainda com visão boa para enfiar a linha pelo fundo da agulha, sem usar óculos, ele repassa vários lances de sua vida, como se a olhasse por esse orifício. As figuras agora existem só na memória de Totonhim, que revela o lado paulista de sua história.
Ao retratar o impacto da cidade grande sobre o retirante – o imigrante nordestino –, a Trilogia Brasil é representativa da população brasileira que migra em busca de melhores condições de vida, mas encontra uma realidade hostil nos meios urbanos. Entre encontros e desencontros, afeto, desenraizamento e retorno às origens, a história de um retirante e suas dores é também a história do Brasil.
Sobre Essa terra:
“Essa terra não é a história de uma terra, mas do seu produto humano.” - Leonor Bassères , Tribuna da Imprensa
“Cheio de perguntas sem respostas de um país em transição.” - Publishers Weekly
Sobre O cachorro e o lobo:
“Há magia na linguagem desse belo romance.” - César Leal, Diário de Pernambuco
“É a sua obra-prima.” - Ana Maria Machado, Jornal do Brasil
Sobre Pelo fundo da agulha:
“Pelo fundo da agulha é um dos mais belos romances sobre o tempo que passa e nos acaricia e morde, afaga e faz doer.”- Ignácio de Loyola Brandão, Estado de S. Paulo
“Com Pelo fundo da agulha fecha-se o cerco da trilogia iniciada com Essa terra, de 1976, e seguida por O cachorro e o lobo, de 1997, marcando três tempos na obra de Antônio Torres e ainda três momentos distintos da história da ficção no país.” - Cláudia Nina, Revista Brasil / Brazil, Brown University