A violência escolar, nos últimos anos, tem se apresentado como um dos maiores desafios para os educadores brasileiros. Desse modo, torna-se urgente pensar em formas de manejo do problema, a fim de que docentes possam trabalhar com o problema no sentido de superá-lo. Por isso, os seis textos que compõem este livro possuem em comum a crença de que a parte mais significativa de um projeto de superação da violência recai em propostas de intervenção que reconheçam que a convivência num contexto ético é a forma mais humana de superação das dificuldades para conviver. Sem valores, sentidos e normas morais asseguradas é impossível pensar em não-violência e na paz. Para isso, os autores reafirmam a posição transformadora da escola e dos educadores e educadoras, reconhecendo não existir possibilidade de superação, nos parâmetros que tornam a sociabilidade viável, sem que toda comunidade escolar esteja engajada e atuante no enfrentamento da violência escolar. Assim, partem do reconhecimento da escola como um espaço privilegiado para o manejo da violência, uma vez que é nela que a convivência com a diferença se torna oportuna e recorrente, privilegiando a formação de personalidades éticas, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam para uma convivência pacífica e solidária. Justo por isso, a diversidade e amplitude dos textos insiste em uma ideia comum, a importância de ações planejadas, não apenas para o combate e contenção da violência, mas, sobretudo, para sua prevenção.
| Código: |
24795 |
| EAN: |
9788544403211 |
| Peso (kg): |
0,320 |
| Altura (cm): |
21,00 |
| Largura (cm): |
14,00 |
| Espessura (cm): |
0,90 |
| Especificação |
| Autor |
Catarina Carneiro Gonçalves |
| Editora |
EDITORA CRV |
| Número Edição |
1 |